Como fazer xilogravura

Como fazer xilogravura

Fazer Xilogravura Passo a Passo

1) Adquira uma placa de madeira, pode ser de qualquer qualidade, porém deve ser plana para que possa ser feito a xilogravura. A melhor madeira para ser utilizada é a umburana muito encontrada no sertão brasileiro. Ao adquirir a placa comece lixando a mesma, de inicio utilize uma lixa grossa e depois utilize a lixa mais fina possível para que dê um melhor acabamento para a madeira.

2) Escolha a gravura que queira utilizar para a xilogravura, ao escolher desenhe essa gravura na madeira utilizando lápis de numeração 6B. Trata-se de um lápis mais macio que não deixará riscos indesejáveis e fundos na madeira, vale lembrar que essa imagem deve ser desenha de forma espelhada, ou seja, deve ficar ao contrário da imagem que será impressa no papel (caso tenha duvidas nessa informação, repare em um carimbo, ele também é feito de forma espelhada).

3) Comece a entalhar a madeira utilizando ferramentas específicas para isso, nesse momento deve se tomar cuidado, pois deve ser entalhado apenas a parte que não deverá aparecer na gravura, ou seja, apenas as partes onde não contam com desenhos.
4) Deixando a gravura em alto relevo é hora de passar tinta para transferir no papel, essa tinta deve ser passada com um rolo emborrachado próprio para gravuras. A tinta deve ser a mesma utilizada em gráficas ou off set, lembrando sempre que nessa hora deve ser passado a tinta apenas nos locais em alto relevo.

5) Selecione o papel que irá receber a xilogravura, lembrando que esse papel deve ser maior do que a madeira, também deve ser bem grosso, pois um papel muito fino pode rasgar ao receber a tinta, ou até mesmo manchar. Adquirido o papel, coloque a matriz em cima da mesa e coloque o papel por cima, flexione o papel com o uso das mãos ou até mesmo com a ajuda de alguma ferramenta.
6) Tire o papel de forma lenta para que não seja espalhada a tinta e veja como ficou a impressão. Se você quer imprimir mais folhas, você poderá utilizar a matriz sem passar mais tinta, leve em consideração sempre a qualidade da impressão, porém o numero de impressões por cada “rolo de tinta” você saberá conforme for ganhando experiência.

 fonte:comofas

Nenhum comentário:

Postar um comentário